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Desenvolvimento Pessoal e Profissional

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10 Passos para o Gerenciamento da Raiva

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10 Passos para o Gerenciamento da Raiva

10 Passos para o Gerenciamento da Raiva

Quando alguém o corta na estrada, você cede à sua raiva?

Você explode de raiva quando seu filho se comporta mal?

A raiva é uma emoção muito natural.

No entanto, aprender a lidar com sua raiva de maneira positiva é importante, tanto para o seu bem-estar quanto para o dos outros que são próximos e queridos por você.

Quando você não consegue controlar seu temperamento, você e todos ao seu redor sofrem as consequências.

Se você luta com o controle da raiva, a boa notícia é: não precisa ser assim!

Você não precisa ser vítima de um temperamento incontrolável.

Existem técnicas de controle da raiva que o ajudarão a mudar a maneira como você expressa essa emoção.

Essas estratégias podem ajudá-lo a gerenciar sua raiva de maneira positiva:

 

1. Dê a si mesmo um tempo.

Contar até dez antes de falar ou agir lhe dá a chance de pensar primeiro.

Respire fundo ou duas vezes enquanto conta até dez; essa ação ajuda a relaxar os músculos tensos e envia uma explosão de oxigênio ao cérebro para clareza de pensamento.

* Retirar-se completamente da situação lhe dá mais tempo para se acalmar e reduz ainda mais o risco de uma explosão de raiva.

Você pode retornar assim que puder discutir o assunto pacificamente.

 

2. Tome algum espaço pessoal.

Quando a presença de uma pessoa específica faz seu sangue ferver, fique longe dela até que sua frustração diminua.

Use a oportunidade longe deles para trabalhar seus sentimentos e buscar uma solução positiva para seu desafio com eles.

 

3. Depois de se acalmar, expresse-se.

É saudável expressar seus sentimentos, até mesmo sentimentos de raiva, desde que você o faça de maneira pacífica, positiva e sem confrontos.

* Discutir seus sentimentos com a pessoa que o incomoda muitas vezes ajuda vocês dois a se entenderem melhor para que possam resolver seus problemas.

* Esgotado sobre o que está te incomodando pode piorar toda a situação.

 

4. Exercício.

Atividade física extenuante é uma maneira incrível de liberar sua raiva, especialmente se você sentir que está no ponto de ruptura.

O exercício também libera endorfinas, os hormônios do “sentir-se bem”, que o ajudarão a se sentir mais em paz.

* Levantar pesos, correr e praticar esportes são ótimas maneiras de desabafar.

 

5. Pense bem antes de abordar o problema.

Quando você está com raiva, é mais provável que você diga algo doloroso que você realmente não quer dizer.

* Anote o que você quer dizer para que você possa trabalhar com o problema em questão; quando seu temperamento está queimando, é fácil se desviar.

 

6. Encontre uma solução ganha-ganha.

Em vez de se concentrar no que alguém fez para deixá-lo com raiva, trabalhe com ele para resolver o problema.

Encontrar uma solução com a qual ambos concordem permitirá que você se sinta satisfeito.

 

7. Use declarações pessoais ao discutir o assunto.

Evite criticar ou colocar culpa.

* Use frases como: “Fico com raiva e chateado quando você não me ajuda com as tarefas domésticas”, em vez de “Você nunca me ajuda”, o que pode deixar a pessoa com raiva ou ressentimento.

 

8. Evite guardar rancor.

Manter ressentimento em relação a alguém só te machuca.

Deixe ir, coloque no passado e siga em frente com sua vida.

* Não é razoável esperar que todos ajam da maneira que você deseja.

Em vez de deixar que alguém continue a irritá-lo com seus maneirismos, encontre uma maneira de aceitar ou olhar além deles.

 

9. Use o humor.

Alivie a situação dizendo ou fazendo algo genuinamente engraçado.

Uma vez que ambos tenham dado boas risadas, é mais fácil encontrar uma solução juntos.

* Ao ser bem-humorado, evite o sarcasmo, pois pode machucar e piorar as coisas.

 

10. Pratique técnicas de relaxamento.

Habilidades como respirar fundo e imaginar uma cena relaxante podem ajudar a acalmar seu temperamento quando você sentir que está começando a ferver.

* Ouvir música e praticar Yoga também são ótimos para aliviar o estresse.

Se você sentir que sua raiva ainda está fora de controle depois de usar essas estratégias, você pode se beneficiar de alguma ajuda extra, como:

* Lendo mais livros sobre gerenciamento de raiva.

* Ver um terapeuta ou conselheiro licenciado.

* Participar de aulas de controle da raiva ou grupos de apoio onde outras pessoas discutem maneiras de lidar com a raiva.

 

Não importa quão grave seja sua raiva, essas dicas e técnicas podem ajudá-lo a controlar seu temperamento, em vez de deixá-lo controlar você.

Liberte-se da raiva e encontre maior alegria em sua vida hoje!






 
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