Multi-Tarefas e Sua Saúde Mental

Multi-Tarefas e Sua Saúde Mental

A multitarefa afeta sua saúde?

Pode parecer que está aumentando a produtividade e economizando tempo e energia, e muitas mulheres estão orgulhosas de suas habilidades multitarefas.

 

Contudo, verificou-se que a multitarefa pode ter efeitos negativos nos níveis de produtividade e na saúde geral do cérebro em alguns casos.

 

Multi-tarefa é segura se diferentes estímulos são usados

 

Os especialistas concordam que a multitarefa é segura se as tarefas envolvidas não usam os mesmos estímulos, como ler uma mensagem do laptop enquanto escuta música.

 

Nosso cérebro não é projetado para lidar com o mesmo desafio de estímulo exatamente no mesmo momento. É por isso que dirigir um veículo e enviar mensagens de texto em um telefone ao mesmo tempo é considerado extremamente perigoso. Você está usando o mesmo estímulo visual.

 

Outro exemplo é quando você está ouvindo muitas conversas diferentes ao seu redor. É impossível ouvir duas pessoas que estão falando com você simultaneamente, porque seu estímulo auditivo fica sobrecarregado.

 

A multitarefa pode prejudicar sua capacidade de memória

 

Se você se encontra multitarefa, cada tarefa em que sua mente se envolve irá drenar uma parte de sua energia mental. À medida que sua energia mental drena, você se torna mais distraído. Isso ocorre porque sua mente começa a deriva.

 

Mesmo que você possa completar as duas tarefas com sucesso, você provavelmente não lembrará como você completou as tarefas. Isso ocorre porque o nosso cérebro não tem a capacidade de se concentrar em duas ou várias tarefas ao mesmo tempo.

 

Cada vez que você multi-tarefa, sua mente se torna um ato de malabarismo. Quando você faz várias tarefas, você está apenas diluindo o investimento de sua mente para cada tarefa.

 

Quando os Multi-tarefas pensam que eles são melhores

 

Um estudo liderado por Zheng Wang, da Universidade Estadual de Ohio, mostrou que as pessoas que eram mensagens de texto enquanto eram convidadas a se concentrar nas imagens exibidas em um monitor de computador encontraram níveis de desempenho diminuídos.

 

O que torna esta descoberta mais preocupante é que os sujeitos que foram solicitados a multitarefas, usando o mesmo estímulo visual, acreditavam que eles apresentavam melhor desempenho, mas os resultados mostraram o contrário.

 

Sua capacidade de se concentrar em imagens exibidas no monitor do computador despencou até 50% mesmo que eles pensassem que estavam funcionando perfeitamente.

 

Os mesmos participantes do estudo foram convidados a multitarefas usando diferentes estímulos, como visual e auditivo, e verificaram níveis de desempenho reduzidos em até 30%.

 

O professor Wang afirmou que a percepção do nível de desempenho quando a multitarefa não é a mesma, como os resultados provaram.

 

Os pesquisadores também descobriram que a multitarefa da mídia aumenta seus riscos de desenvolver controle cognitivo prejudicado.

 

Embora a tecnologia hoje nos dificulte evitar a multitarefa, fique mais consciente de quando está acontecendo e tente remover a sobrecarga em sua mente tanto quanto possível.

Multi-Tarefas e Sua Saúde Mental

Se Gostou da um LIKE e Compartilhe com Seus Amigos !!!

PROCRAS2 - Multi-Tarefas e Sua Saúde Mental

Professor José Passos

José Antonio dos Passos
Cursando Pedagogia pela Universidade Cidade de São Paulo e MBA em Gestão Escolar no Complexo Educacional FMU, Formado em graduação em Tecnólogo em Gestão Executiva de Escritórios Jurídicos pela Universidade Anhembi Morumbi e graduação em Direito pela Universidade Anhembi Morumbi , Pós Graduação em Psicopedagogia e Pós em Tecnologias em Educação a Distância pela Universidade Cidade de São Paulo, Técnico em Transações Imobiliárias pelo Colégio Lapa. Atualmente docente na Complexo Educacional FMU EAD nos cursos de Graduação, Pós Graduação e Orientador de TCC.

Website: http://www.josepassos.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *