Etapas Para Criar Novos Hábitos

Etapas Para Criar Novos Hábitos

 

Vamos falar sobre a formação de novos hábitos.

Todos nós temos momentos em nossas vidas onde intencionalmente queremos mudar nosso comportamento para melhor e criar novos hábitos para nós mesmos.

Isso poderia ter o hábito de comer mais saudável e beber mais água.

Ou poderia estar se movendo mais e levar o cachorro para uma caminhada diária.

Ou pode ser relacionado ao trabalho, ou espiritual, ou …

Há tantas áreas em nossas vidas que podem ser melhoradas e facilitadas se criarmos novos hábitos.

Acostumar-se ao hábito de fazer algo geralmente é mais fácil dizer do que fazer.

Parece que adquirem maus hábitos sem qualquer esforço, mas entrar em um hábito “bom” pode ser um pouco mais desafiador.

Vamos dividi-lo em um processo de três passos que facilita o seguimento até internalizar o novo comportamento e o tornamos um verdadeiro hábito – algo que fazemos automaticamente sem ter que pensar, como escovar os dentes.

PROCRAS1 - Etapas Para Criar Novos Hábitos

 

Decida o que deseja fazer

 

O primeiro passo é decidir o que você quer que esse novo hábito seja.

Seja o mais específico possível.

Não se diga a si mesmo que deseja exercitar mais.

Em vez disso, diga algo como “Eu irei para uma caminhada de 30 minutos todos os dias”.

Decidir o que seu novo hábito será e se comprometer com quando e como você vai fazer isso é metade da batalha.

 

Lembre-se de fazer isso funcionar

 

Os próximos dias devem ser a navegação suave.

Você está motivado e entusiasmado por fazer isso.

Aderir ao seu novo hábito não é um problema.

Mas, alguns dias, você notará que é fácil voltar aos velhos hábitos.

Talvez esteja chovendo e você realmente não quer sair e andar.

Ou talvez seu dia acabe com você.

É quando é importante ter um lembrete diário.

Defina um alerta no seu telefone ou adicione o novo hábito à sua lista diária de tarefas por um tempo.

 

Faça parte da sua rotina até se tornar um hábito

 

O que nos leva ao último passo.

Demora algum tempo antes de um novo comportamento se tornar um verdadeiro hábito.

Até então, uma rotina funcionará ao seu melhor proveito.

Mesmo antes que o novo comportamento se torne automático, uma rotina ajudará você a fazer isso sem ter que gastar muita força de vontade ou confiar em lembretes diários.

Faça aquela caminhada diária da sua rotina após o jantar ou mude de pegar um lanche na máquina de venda automática no local de trabalho às 10:00 da manhã para fazer um lanche saudável.

Parabéns! Decida criar o novo hábito, praticar a rotina até sua segunda natureza e você estará bem no seu caminho para formar um novo hábito.

 

A relação inversa entre hábitos e força de vontade

 

É difícil manter a força de vontade por qualquer período de tempo.

Sim, podemos manter uma dieta com poucas calorias com baixo teor de gordura e ficar com fome por uma semana ou duas, mas eventualmente nossa força de vontade desaparece.

E sim, podemos fazer exercícios odiamos por um tempo …

até que saibamos da força de vontade.

Mas e quanto a levantar as crianças para a escola todas as manhãs, escovar os dentes ou trabalhar todos os dias.

Essas talvez não sejam nossas coisas favoritas para fazer, mas as fazemos diariamente sem o risco de ficar sem força de vontade.

Isso porque eles se tornaram hábitos.

Eles estão tão arraigados no que fazemos e quem somos que os fazemos sem sequer pensar em ignorar um dia ou uma semana.

Nós não precisamos tomar uma decisão consciente a cada dia para tomar banho ou dirigir para o trabalho.

É exatamente o que fazemos – um hábito.

Quando você começa a pensar sobre isso, há uma relação inversa entre hábitos e força de vontade.

Quando você deseja construir um novo hábito, é preciso muita força de vontade para fazê-lo dia após dia.

À medida que você começa a estabelecer esse hábito, torna-se mais fácil e fácil de fazer até que você nem precise pensar mais nisso.

Apenas estar ciente desse processo nos ajuda a resolver isso.

Sabemos que nem sempre devemos fazer um grande esforço para ir trabalhar ou ignorar o donut para o café da manhã.

 

Há uma luz no final do túnel.

 

Sabemos que eventualmente será um hábito sair pela primeira vez na manhã e pegar algumas frutas ou consertar alguns ovos para o café da manhã.

Enquanto estamos na transição da força de vontade para o hábito, podemos usar ferramentas para facilitar.

Use uma lista de tarefas ou defina um lembrete para ajudar a manter seu controle.

Encontre um parceiro de responsabilidade para que vocês dois possam se motivar e ajudar a fortalecer essa força de vontade quando ela começa a desaparecer após o primeiro entusiasmo desaparecer.

Até mesmo uma coisa tão simples como colocar suas roupas corridas na noite anterior e manter seus tênis pela porta tornará um pouco mais fácil sair para essa corrida.

Faça o que puder para ajudar sua força de vontade até que você tenha feito o novo comportamento um verdadeiro hábito.

Depois disso, será fácil e automático e você criou um novo hábito vitalício.

 

Quanto tempo ele realmente leva para criar um novo hábito?

 

Eles dizem que leva 21 dias para criar um novo hábito.

Essa é uma ideia estranha, não é? Não demora tanto tempo para formar um mau hábito.

E às vezes, não importa o quão duro nós tentamos, demora-nos muito mais para formar um novo hábito.

Então, quanto tempo demora para criar um novo hábito?

A resposta é que isso depende.

Depende da sua mentalidade e depende de quão grande seja a mudança do que você está fazendo agora.

Se é seu hábito comer uma tigela de sorvete à noite e você muda de sorvete regular para uma versão de iogurte com baixo teor de açúcar, provavelmente não vai levar muito tempo para fazer esse novo hábito.

Desculpar completamente o sorvete ou cortar todo o açúcar, por outro lado, pode demorar muito mais.

Quando fazemos essa pergunta, o que realmente queremos saber é quanto tempo precisamos resolver antes de ficar mais fácil.

Existe uma luz no final do túnel onde não precisamos mais tentar tão duro?

Em outras palavras, quando esse novo comportamento se tornará automático?

Embora seja diferente de uma pessoa para a próxima e, mesmo de um hábito para o outro, há algumas coisas a ter em mente.

 

É mais fácil fazer um novo hábito do que se livrar de um antigo.

 

Esteja preparado para trabalhar muito mais para desistir de verificar o seu e-mail a cada 2 minutos ou lanchar tarde da noite.

Sempre que possível, tente substituir um hábito antigo por um novo.

Por exemplo, se você quer abandonar o café, prepare uma xícara de chá de ervas pela manhã e durante todo o dia em que você normalmente atenda a sua xícara de Joe.

Os hábitos se formarão mais rapidamente se você permanecer no mesmo horário e ambiente todos os dias.

Em vez de caminhar sempre, mantenha seus tênis ao lado da porta e agende sua caminhada todos os dias às 18h, logo após o jantar, por exemplo.

Uma lembrança constante de porque você está tentando mudar seu comportamento também é útil.

Lembre-se todos os dias que você está exercitando para que seu corpo permaneça forte e você pode brincar com crianças ou netos no quintal.

Ou coloque uma foto para lembrá-lo de que você está fazendo hábitos frugais para que você possa comprar um dia sua casa dos sonhos.

Mantenha a razão pela qual você está mudando na frente e no centro e então esteja preparado para cumprir isso.

Sim, levará algum tempo para fazer novos hábitos e substituir os antigos. Mas vai valer a pena no final.

 

Obter alguma ajuda – Pequenos Passos simples para ajudá-lo a construir novos hábitos

 

Criar novos hábitos não é fácil. Aqui estão seis passos simples que o tornarão um pouco mais fácil. Use-os até que tenha internalizado o novo hábito e não precise mais deles.

 

Agende e coloque-o na Lista de tarefas

 

Às vezes, nos esquecemos de fazer essa coisa nova que estávamos tentando.

Talvez nós esqueçamos que devemos ter ovos para o café da manhã em vez de uma pilha de waffles, ou que precisamos pegar aquele passeio diariamente.

Programe seus novos hábitos ou faça parte de sua lista de tarefas diárias até se tornarem algo que você faz automaticamente.

 

Faça público e seja responsável

 

Deixe a família e os amigos saberem quais novos hábitos você está tentando estabelecer.

Eles vão te chamar a atenção se você não cumprir seu plano e recuperá-lo.

Você pode até chegar a compartilhar publicamente no Facebook ou escrever um blog sobre sua nova jornada.

Saber que os outros leem e sabem disso podem ser apenas o suficiente para mantê-lo em marcha quando você sente vontade de jogar a toalha.

 

Sobreposto em um hábito que você já possui

 

Sempre que possível, adicione o novo hábito a um que você já possui.

Por exemplo, se você consertar uma xícara de chá ou café às 4 da noite, e você quer ter o hábito de fazer uma caminhada diária, faça o novo ritual para caminhar e depois volte e aproveite seu chá.

É muito mais fácil modificar um hábito ou ritual existente do que criar um novo completamente novo.

 

Faça com que o descuido seja caro

 

Aqui está uma ideia divertida.

Coloque um frasco no balcão da cozinha e cada vez que você recuar em seu mau hábito ou se esqueça de manter o novo que você tem para colocar dois reais no frasco.

Ele irá rapidamente ajudá-lo a lembrar de ignorar esse alimento açucarado e motivá-lo a sair para aquela caminhada.

Para motivação extra doar o dinheiro para a caridade no final do mês ou entregá-lo ao seu cônjuge para gastar com ele ou ela mesma.

 

Encontre um parceiro e ajude-se mutuamente

 

Encontre alguém com o mesmo objetivo ou similar.

Este poderia ser um parceiro de treino ou um amigo de dieta.

Mantenha guias um ao outro e encoraje-se mutuamente a continuar.

É muito mais difícil saltar uma caminhada se você sabe que outra pessoa está dependendo de você estar lá.

 

Faça um desafio de grupo

 

Se um parceiro de responsabilidade é bom, um grupo inteiro é ainda melhor.

E eles nem precisam ser locais.

Encontre um grupo de apoio online e desafie uns aos outros para manter seu novo hábito nos próximos 30 dias ou mais.

Não querer ser o primeiro a desistir irá manter todos vocês indo até você estabelecer esse novo hábito.

Dê a esses pequenos passos simples uma tentativa.

Continue usando aqueles que você achou úteis até que você tenha feito novos hábitos com os quais você pode ficar sem a ajuda de ferramentas ou suporte.

 

Faça um hábito – O benefício de um dia cheio de rotina e hábito

 

Você percebe que é mais difícil tomar decisões no final do dia?

Você também tentou descobrir o que comer no jantar ou o que assistir na TV.

Isso porque todos nós temos uma quantidade limitada de decisões que podemos fazer em qualquer dia.

Sabendo que isso nos ajuda a priorizar.

Podemos reduzir muitas decisões fazendo a implementação de hábitos e rotinas.

Dessa forma, nós os salvamos para as coisas importantes.

Ele também liberta espaço cerebral para um pensamento mais criativo e produtivo.

As rotinas são uma ótima ferramenta que simplifica nossas vidas e recorta muito nosso estresse diário.

As chances são de que você já tenha uma rotina matinal.

Você se levanta, recebe o seu café, leia o papel ou verifique o e-mail e conserte alguns brindes antes de entrar no chuveiro.

Vamos expandir sobre isso.

 

Se você cria um “uniforme” para si mesmo, você nem precisa pensar sobre o que usar.

 

Você apenas pega um par de calças e uma camisa, ou uma saia, calças justas e suéter e fora de você.

Implementar algumas rotinas em seu dia de trabalho sempre que possível.

O planejamento da refeição ajuda você a descobrir quais refeições para consertar e comer.

Um cronograma de limpeza garante que você fique no caminho certo com suas tarefas domésticas sem que você tenha que gastar habilidades de tomada de decisão valiosas no processo.

Envolva o seu dia com uma rotina para dormir, que não só ajuda quando você está cansado demais para fazer escolhas inteligentes, mas também ajuda a adormecer com mais facilidade.

O que funciona para o seu filho também funciona para você.

 

Comece por fazer algumas tarefas que tornam a manhã seguinte mais fácil.

 

Certifique-se de que a cozinha está limpa e as coisas escolares das crianças estão em ordem são ótimos exemplos.

Venha com algumas coisas tranquilizadoras que o ajudam a diminuir a velocidade e se preparar para o sono.

Leia um livro, ouça alguma música ou fique com uma xícara de chá de ervas.

Sente-se com uma caneta e um pedaço de papel e pense sobre quais partes do seu dia e semana você pode se transformar em rotinas.

Escreva a lista e crie listas diárias de tarefas para você até que estabeleça esses novos hábitos e rotinas.

Passar um pouco de tempo criando rotinas e hábitos fará seu dia funcionar muito mais suave.

Você pode encontrar-se menos estressado e fazer mais coisas durante as horas produtivas.

E isso é uma coisa linda.

Ele permite que você economize muita tomada de decisão para as coisas divertidas, como descobrir o parque para onde ir, o filme familiar a assistir ou o jogo de tabuleiro a ser jogado.

Etapas Para Criar Novos Hábitos

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PROCRAS3 - Etapas Para Criar Novos Hábitos

Professor José Passos

José Antonio dos Passos
Cursando Pedagogia pela Universidade Cidade de São Paulo e MBA em Gestão Escolar no Complexo Educacional FMU, Formado em graduação em Tecnólogo em Gestão Executiva de Escritórios Jurídicos pela Universidade Anhembi Morumbi e graduação em Direito pela Universidade Anhembi Morumbi , Pós Graduação em Psicopedagogia e Pós em Tecnologias em Educação a Distância pela Universidade Cidade de São Paulo, Técnico em Transações Imobiliárias pelo Colégio Lapa. Atualmente docente na Complexo Educacional FMU EAD nos cursos de Graduação, Pós Graduação e Orientador de TCC.

Website: http://www.josepassos.com.br

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